Otimização de sites ou Links patrocinados

Detalhes:

As vantagens e as dificuldades da otimização de seu site ou do uso de links patrocinados junto aos buscadores  é hoje divulgada frequentemente por todos os especialistas em Marketing para Websites em qualquer área de atuação, sejam sites institucionais, hotsites, blogs e principalmente para as lojas virtuais ( e-commerce).

A-  Você não paga pelos cliques que os clientes fazem quando encontram a empresa ou o seu site.

Em um trabalho eficiente de desenvolvimento do projeto de otimização , normalmente chamado "SEO",  você estará nas primeiras páginas ( com o tempo, até na primeira posição) por mérito total das técnicas empregadas em otimização feitas dentro da instruções internas e fora do site através de links e conexões para outros portais de relevância maior que a sua, dessa forma o Google e outros buscadores não tem como cobrar pelos cliques que derem no seu site, uma vez que não vieram pela área de Links Patrocinados- Adwords.

B- A Otimização funciona e é permanente.

A Otimização (SEO) desenvolvida por pessoal habilitado e especializado, funciona de forma perfeita e gera muitos resultados.

Precisa ser bem planejado e pensado por todos, especialista e empresa, em todas as etapas e estratégias que devem ocorrer durante o projeto. Assim com certeza, o site nunca sairá das primeiras páginas e estará lá por um tempo muito grande.

C- Tráfego gerado pelo sistema de busca é consistente.

Os resultados da otimização para busca orgânica  são extremamente lentos, porém consistentes e precisa somente ser desenvolvido de forma frequente por você ou por uma consultoria SEO permanente. Mesmo se o site for otimizado apenas por um período pequeno ou até uma única vez, ele não perde posicionamento de forma brusca como nos links patrocinados. O site vai perder posiçionamento de forma gradual, mas sempre com tráfego de acesso ao seu site através dos mecanismos de buscas e pesquisas.

A certeza é que depois de meses o site  vai perder tráfego indo para as páginas mais distante da primeira até cair para as últimas páginas.
Por esse motivo é de vital importância se ter uma consultoria SEO mensal e ter a tranquilidade e certeza que seu site estará sempre na primeira página.

Vamos agora a algumas dificuldades mais notadas:

D- Demoram pelo menos três meses para gerar tráfego.

Diferentemente dos resultados de links patrocinados via Adwords que geram acessos praticamente instantâneos, um projeto de otimização de sites é um pouco mais demorado e precisa de um esforço especial da equipe SEO gestora do projeto. Os primeiros resultados de aumento de tráfego orgânico no site se iniciam a partir do primeiro mês, porém os resultados por tráfego de palavras-chave especificas do negócio somente começam a aparecer a partir de três meses de projeto, mas o tempo médio é de até um ano para consolidar e estabilizar o resultado dependendo do tipo do seu site.

E- O valor continuo de uma consultoria SEO.

Como um site que é otimizado somente uma vez não fica muito tempo nas primeiras posições dos mecanismos de busca, torna-se obrigatório e necessário um trabalho constante para cuidar e administrar seu projeto. O custo deste trabalho especializado, para ser bem feito deve ser computado. Mas pode trazer a certeza e a confiança de estar sempre bem posicionado.

O que fazer??

Devido a esses fatos vem a grande dúvida. No que investir?

Continuar com campanhas de links patrocinados  e gastar cada vez mais sem ter uma taxa de retorno razoável ou investir em um projeto de otimização de sites para se conseguir uma melhor estabilidade no posicionamento de seu sistema de contato com seu público através da Internet que é seu site?

Abraços

HELIO DE LATORRE

 HELIO DE LATORRE - é formado em Engenharia Eletrônica pelo Mackenzie, pós graduado em Marketing e Comunicação pela Faat, exerceu funções de liderança e consultoria em áreas técnicas, comerciais, televendas, Sac e serviços em empresas como Telesp, Goodyear, Johnson e Johnson e outras. Na área de Marketing Digital tem desenvolvido com sucesso a implantação, o desenvolvimento de websites, trabalhando na área comercial da Lojasvirtuais.net  e é responsável pela Torrecom Agencia Digital Web.