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7 Dicas para um Site Eficaz

Sempre nos perguntam sobre dicas para construir e desenvolver um website eficaz, que apresente retorno rápido e negócios de montão !!. 

A preocupação maior é a de que, desde o início do desenvolvimento deva existir um " Planejamento " ou pelo menos um pensamento estruturado das sequências dos trabalhos e das fases que se espera encontrar. Vamos apresentar então alguns destas fases:

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1- Definir Objetivos

É essencial definir os objetivos que se espera alcançar antes de iniciar a construção de um website.

Quem é o público-alvo? Assim, defina objetivamente, mire no seu mercado e pense como atingí-lo.

Qual a finalidade do website - capturar informação, gerar clientes/vendas, dar informação ?

Portanto começe tendo uma estratégia clara sobre o que "quer " que o site faça.

2- Usabilidade do design

Um “bom” design é fundamental em qualquer ação de marketing com sucesso, quer seja online ou off-line. No entanto, quando consideramos um novo website, a usabilidade é igualmente importante, senão mais importante. Muitas vezes damos demasiada importância ao fator “beleza” em detrimento da navegação e da usabilidade.
Tenha a certeza que o design do seu website representa a sua empresa e que o faz de uma forma concisa, limpa e visualmente agradável.

3- Uso correto da Tecnologia Web

Pense em quais são os objetivos e o público-alvo do seu web site! Seja conciso e não se concentre em ter um site animado só porque gosta desse tipo de site ou porque viu no de um amigo e concorrente. O seu público-alvo pode não ter tempo para ver a apresentação em Flash ou ter que esperar pelo download de uma página pesada.

Estas opções com estruturas de movimento na página principal ( home) são mal vistas pelos buscadores e podem mesmo reduzir a eficácia do seu site, uma vez que os buscadores não terão tempo de aguardar o tempo de abertura das informações em Flash.
Concentre-se em ter um site básico no início, rápido e de fácil navegação. Pode ter animação Flash... mas só onde for imprescindível e muito necessário.

4- Seja direto

O conteúdo do seu website é não só essencial para obter um bom resultado nos motores de busca, mas irá também ter uma influência direta na eficácia em capturar a sua audiência. A tendência natural é a de tentar incluir tudo o que podemos sobre o serviço e/ou produto, mas isto resulta em páginas com excesso de texto que ninguém tem tempo de ler.

Pense sempre que a sua mensagem deve ser perceptível rapidamente, se não mesmo instantaneamente.

5- Funcionalidades reais

Se quiser que o seu web site lhe dê resultados (quaisquer que sejam), assegure-se que tem as funcionalidades que são necessárias, Se está vendendo online, tenha um botão “Adicionar ao carrinho” que só necessita de um clique; se quer que as pessoas o procurem para informações ou dúvidas, tenha um botão “Contato” em todas as páginas; se quer obter dados dos seus possíveis clientes assegure-se que ele se sinta convidado a fazê-lo através de uma pesquisa de opinião ou coisa do tipo.
Estes fatores são essenciais para atingir os seus objetivos. Torne-os visíveis e não tenha receio de ter links internos em todas as páginas que direcionem o utilizador para a direção certa.

6- Medir e avaliar

Este é um fator talvez dos mais importantes para o seu sucesso e que sempre mencionamos nas consultorias. Não há qualquer interesse em fazer marketing online ou offline se não puder medir os resultados.

A grande vantagem do marketing online é o de ser fácil de quantificar o sucesso. Certifique-se de que tem um bom programa de estatísticas como o Google Analytics uma vez que se trata de um programa de fácil utilização e muito completo. Se o seu objetivo é obter contatos, certifique-se de que consegue facilmente identificar o número de contatos gerados pelo site.

Se o site não estiver funcionando bem, analise as estatísticas de modo a identificar o porquê das visitas não estarem resultando em contatos.
Deste modo, poderá identificar padrões dos seu grupo de clientes, que por sua vez deverão ser usados para melhorar o modo como está divulgando o seu website, assim como obter valioso feedback sobre o que melhorar na sua presença online.

7- Atualize constantemente

A importância que se dá ao conteúdo sendo alterado e atualizado a todo momento é o que diferencia às vezes, o sucesso do fracasso.

Um site em constante evolução, é um site que trará visitas constantes. Para os buscadores você será um usuário que se importa em trazer as notícias e seus serviços sempre atuais atendendo seus possíveis clientes e que vieram através daquele buscador.

Finalizando temos certeza de que poderiamos apresentar-lhe muitas outras sugestões mas a melhor delas é aquela para que você busque a opinião dos seus clientes e amigos. Pergunte-lhes o que acharam da forma de circular pelo seu website, se gostaram das cores, da distribuição dos assuntos, peça sugestões que deve discutir com o seu Webmaster  e dessa forma você estará falando a linguagem de quem usa este veiculo tão importante para os negócios do século 21.

 

HELIO DE LATORRE

 

 HELIO DE LATORRE - é formado em Engenharia Eletrônica pelo Mackenzie, pós graduado em Marketing e Comunicação pela Faat, exerceu funções de liderança e consultoria em áreas técnicas, comerciais, televendas, Sac e serviços em empresas como Telesp, Goodyear, Johnson e Johnson e outras. Na área de Marketing Digital tem desenvolvido com sucesso a implantação, o desenvolvimento de websites, trabalhando na área comercial da Lojasvirtuais.net  e é responsável pela Torrecom Agencia Digital Web.