Corretores usando tecnologias digitais e ferramentas para venda de imóveis

A rapidez e a mobilidade da Internet aumentam a produtividade do ramo imobiliário 

Vamos dizer o que você já sabe: a Internet transformou definitivamente a vida das pessoas. E também todo o setor imobiliário.

Vinte anos atrás, potenciais compradores de imóveis saiam para pesquisar a casa de seus sonhos, totalmente no escuro sobre suas opções de escolhas de imóveis, casas, apartamentos, sítios, chácaras, etc... Tudo o que tinham eram uma série de abreviaturas (wc, dorms, sl, coz, ...) em anúncios dos jornais de domingo com telefones das imobiliárias e, quando muito, recebiam uma fotografia da fachada de uma propriedade.

Profissionais do setor imobiliário, por outro lado, tinham um segredo; o misterioso e completo conhecimento da região que atuavam, e os clientes poderiam se beneficiar desse conhecimento por um preço.

Bem-vindo ao século XXI no marketing digital.  Hoje, não há segredos. 

Os compradores podem visualizar na Internet  milhares de anúncios com fotos de qualidade e até vídeos da área onde querem morar, ler comentários de sua imobiliária, conhecer comentários nas redes sociais e perspectivas sobre o bairro com os moradores atuais, verificar preços de venda de vários concorrentes, saber das tendências na área próxima ao bairro, receber e-mails com todos os dados do negócio e até mesmo assinar propostas e contratos digitalmente .

Assim os clientes agora têm maior acesso à informação com também as imobiliárias e seus  corretores também têm maior acesso a potenciais clientes. As mídias sociais e tecnologia de marketing estão mudando a forma como os corretores buscam e interagem com seus clientes. Dez anos atrás, o Facebook e o WhatsApp  não existiam; hoje, mais de 80 por cento dos profissionais do setor imobiliário estão usando esses aplicativos em seus trabalhos.

A virada tecnológica para dispositivos e aplicações móveis é irreversível. Segundo uma pesquisa recente (2018), mais de 120 milhões de brasileiros acessam a internet através de celulares, smartphones e tablets.

Isto levou não apenas a alterações na comunicação, mas, mais importante ainda, a alteração nas formas de divulgação, publicidade e técnicas para comercialização. A Internet passou a dominar o marketing imobiliário. Há mais oportunidades para chegar a potenciais clientes de forma mais rápida, eficiente e barata.

Sites responsivos e otimizados para o Google, Emails personalizados, vídeos em canais do Youtube, busca de clientes potenciais com integração nas mídias sociais, campanhas de email marketing, landing pages, sistemas de cadastro de clientes,  são algumas das ferramentas usadas para aumentar a produtividade no ramo imobiliário.

Portanto, há mais pressão sobre os gestores da imobiliária e principalmente aos corretores a adotarem as novas ferramentas e os procedimentos necessários. Mas alguns ainda se queixam, respondendo que "simplesmente não entendem a tecnologia" e estão ficando para trás no negócio.

As tendências tornam-se normas sobre a Internet por uma razão: porque elas tornam a vida mais fácil, fazem a vida melhor, e ajudam a trazer o dinheiro da negociação para as pessoas envolvidas. Não há desculpa para ignorar a força das mudanças de hábitos da sociedade no processo de pesquisas, buscas e comercialização de propriedades. As tecnologias “mobile” por exemplo, são irreversíveis sendo possível para os corretores irem onde o cliente está, levar consigo todas as informações que precisam sobre imóveis ou empreendimentos e fornecendo ao cliente uma experiência de negociação rápida e confiável.

Um agente imobiliário eficaz pode pedir ajuda às pessoas que conhece, que são muitas vezes mais conhecedores.

Entretanto quando se trata de tecnologia, só porque você tem que entender isso não significa que tem que ser um especialista. Você sempre tem a opção de contratar alguém com expertise para lidar com a tecnologia que melhor se adapta ao seu negócio.

O marketing digital integrado é uma realidade e contratar alguém para construir o melhor tipo de site para o sua forma de trabalho, aumentar a relevância do seu negócio na sua cidade e região de interesse ou até promover campanhas para trazer possíveis clientes compradores nunca será um desperdício de tempo. Você ganhará etapas com o conhecimento e experiência de uma agência digital eficiente.

Talvez o maior desafio da tecnologia é o fato de que ela estar sempre mudando. Mas isso é mais uma razão para você ser rápido em adotá-la. Não espere por algum grande milagre se você não usá-la e saiba que podemos levar nosso conhecimento para aumentar a produtividade dos seus corretores de imóveis.

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   HELIO DE LATORRE é formado em Engenharia Eletrônica pelo Mackenzie, pós graduado em Marketing e Comunicação pela Unifaat, exerceu funções de liderança e consultoria em áreas técnicas, comerciais, televendas, Sac e serviços em empresas como Telesp, Goodyear, Johnson e Johnson e outras. Na área de Marketing Digital tem desenvolvido com sucesso a implantação, o desenvolvimento de websites, atuando na área comercial da Lojasvirtuais.net  e é responsável pela Torrecom Marketing Digital .

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